ENSAIOS DE MALHA DE ATERRAMENTO E SPDA
Ensaios de Malha de Aterramento e SPDA
Os sistemas de aterramento são indispensáveis em instalações elétricas. Seu papel é proporcionar proteção aos usuários e máquinas, que operam ou fazem parte do sistema elétrico.
Entre os principais objetivos do aterramento, pode-se citar:
- Fazer que os equipamentos de proteção isolem rapidamente as falhas à terra
- Proporcionar um caminho de baixa impedância para escoamento de descargas atmosféricas à terra
- Escoar as cargas estáticas geradas nas carcaças dos equipamentos
Basicamente, um sistema de aterramento é aquele que torna uniforme o potencial dos equipamentos e instalações com a terra.
Existem várias maneiras para aterrar um sistema elétrico. Elas vão desde uma simples haste cravada no solo, passando por placas de formas e tamanhos diversos, até às mais complicadas configurações de cabos enterrados.
As normas brasileiras que tratam sobre aterramento são a NBR 5410 e a NBR 15749.
– ABNT NBR 5410, estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens
– ABNT NBR 15749 Esta Norma estabelece os critérios e métodos de medição de resistência de sistemas de aterramento e de potenciais na superfície do solo, bem como define as características gerais dos equipamentos que podem ser utilizados nas medições e os conceitos para avaliação dos resultados.
Também podemos considerar as Normas Internacionais
– A Norma IEEE81 (Guide for Measuring Earth Resistivity, Ground Impedance, and Earth Surface Potentials of a Ground System).
A determinação da resistência de aterramento pode ser realizada por diversos métodos, sendo necessário escolher qual apresenta as condições de aplicabilidade mais adequadas para a situação apresentada. Assim, há métodos que são melhores para pequenos sistemas de aterramento, outros para grandes (subestações), outros para locais onde as áreas envolvidas são limitadas (centros urbanos), etc.